Saiba mais sobre a importância do seguro para trator


Produtores rurais sofrem com os roubos frequentes de tratores, que são alvos muito desejados por alguns criminosos. Recentemente um vigilante de 38 anos foi agredido e amarrado por ladrões durante um roubo de trator a uma empresa localizada na rodovia SP-215, em Descalvado.


No final do ano passado, a Polícia Civil desarticulou uma quadrilha especializada em roubo de tratores no Alto Paranaíba. A ação denominada Operação "Iscariotes" iniciou após o furto de dois tratores em fazendas localizadas na zona rural do município de Ibiá, no Alto Paranaíba.


Ilustração/ Reprodução

Importante ressaltar que além de roubos de tratores e outros equipamentos, é muito comum incêndio em colheitadeiras. O Corpo de Bombeiros de Capinzal foi acionado no início desse mês de abril para atender a um incêndio em lavoura no município de Zortéa. O fato foi na comunidade de Agudo, próximo à rodovia SC-467. Segundo informações, um rolamento do cilindro do sistema de colheita acabou trancando e provocou o superaquecimento durante a colheita de soja. Com o contato com a palha teve início o fogo, que logo foi extinto na colheitadeira, mas assim que atingiu a lavoura com a palha rapidamente se alastrou. Imaginem o prejuízo desse agricultor?


Ilustração/Reprodução

Notícias como essas são corriqueiras no universo agro e demonstram os diversos acidentes e ameaças que podem ocorrer com o maquinário agrícola. Além de roubos, furtos, incêndios, são muito comuns também, colisões e tombamentos, que podem causar grandes prejuízos aos proprietários dos bens.


Tratores e até mesmo as colheitadeiras são sem dúvidas, equipamentos importantes para a atividade rural. O trator, por exemplo, é indispensável para a maioria das produções agrícolas e pecuárias, além de ser de modo geral, equipamentos de alto valor. Colheitadeiras podem chegar a custar R$ 1 milhão ou mais, portanto, é de suma importância a segurança desse patrimônio, em que todo o maquinário pode ser segurado com apólices elaboradoras para os riscos que eles apresentam.


As coberturas são variáveis, desde as básicas contra roubo, colisão, tombamento, incêndio, explosão, quebra de vidros até as adicionais como despesas de aluguel a terceiros, danos causados por intempéries climáticas, danos elétricos, acidentes pessoais e responsabilidade civil para o operador da máquina, que garante a indenização caso ocorra algum acidente que venha a ocasionar lesões físicas, invalidez ou até mesmo a morte do colaborador rural.


Essa ferramenta de gestão de riscos é, no entanto, relevante para garantir que o equipamento esteja protegido, pois em caso do trator ter um dano durante a colheita, o seguro vai garantir que ele seja reparado ou reposto rapidamente, evitando prejuízos para o negócio, no qual essa parada no funcionamento de um trator pode resultar desde atrasos no plantio como perdas na colheita.


Diante disso, a contratação dessa modalidade de seguro é essencial e pode ser feita em pessoa física ou jurídica, com dados simples para o orçamento, tais como o CEP da propriedade rural e nota fiscal do implemento.


Fundamentalmente, aliado ao seguro, a operação dos maquinários agrícolas deve ser feita corretamente, sempre com atenção e prudência, se atentando a manutenção periódica, limpeza, treinamento adequado dos operadores e entre outros fatores que melhoram o desempenho do maquinário e diminui custos, sendo ações essenciais para o bom gerenciamento rural.


Entre em contato conosco e solicite um orçamento:

https://api.whatsapp.com/send?phone=5531995623815



Bruna Goulart, é Engenheira Agrônoma & Corretora de Seguros, Fundadora do Info Seguro Rural.

507 visualizações

(31) 9952 3815

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

©2018 by Info Seguro Rural.