top of page

O mercado de seguros agrícolas


Adversidades climáticas, são uma ameaça constante no agronegócio. Com isso é muito importante que os agricultores busquem por ferramentas eficientes para gerenciar e transferir os riscos que enfrentam.


De forma geral a demanda por essa modalidade de seguro está crescendo nos mercados emergentes, em parte, estimulada por esforços governamentais para ajudar a aumentar a penetração do seguro agrícola.


O mercado global de seguros para riscos agrícolas atualmente vale cerca de US $ 33 bilhões e está crescendo a uma taxa de cerca de 5% ao ano. A maior parte desse crescimento - cerca de 80% - vem de mercados emergentes, como Índia, China e Brasil.


A Índia e a China, em particular, fizeram grandes esforços para aumentar a penetração de seguros nos últimos anos.Em muitos países, particularmente em mercados emergentes, os prêmios de seguro agrícola são frequentemente subsidiados pelos governos. Sem o apoio deles, muitos agricultores simplesmente não poderiam pagar taxas de prêmio de cerca de 10% pelo seguro multirrisco.


Isso significa que reduções nos orçamentos de subsídios do governo podem ter um impacto potencialmente significativo no nível de contratação de seguros pelos agricultores.

Mercados emergentes

Os mercados de seguros agrícolas do Brasil, China e Índia experimentaram um crescimento fenomenal nos últimos anos devido à reformulação dos esquemas de subsídio do governo. E esperamos que esse crescimento continue, com estimativas que variam de 10% a 15%, ou mesmo 20% ao ano.


Para dar apenas um exemplo, no Brasil, o volume de prêmios cresceu para US $ 1,1 bilhão em 2017, de US $ 900 milhões no ano anterior.Depois dos EUA, a China e a Índia são o segundo e terceiro maiores mercados de seguros agrícolas do mundo, respectivamente. Embora o Brasil tenha um mercado de seguros agrícolas menor, oferece oportunidades substanciais em termos de crescimento do volume de prêmios e diversificação geográfica.


Para as economias e sociedades desses países, a agricultura é extremamente importante, e isso cria, é claro, oportunidade para as seguradoras fornecerem soluções de transferência de risco para fortalecer o setor.


Desafios e Inovação

O mercado de seguros agrícolas tornou-se cada vez mais competitivo nos últimos três a cinco anos, à medida que novas seguradoras entraram no mercado. Esta competição provocou um maior foco na inovação, atendimento ao cliente e espírito empreendedor.

A volatilidade dos preços das commodities também apresenta desafios para o setor agrícola.

Incluir a volatilidade do risco de preço em programas de seguro tem sido prática comum na América do Norte por algum tempo. Mas em outras partes do mundo, onde este não tem sido o caso, estamos vendo um número crescente de clientes querendo incluir essa cobertura em seus programas.


À medida que a população mundial continua a crescer, novas culturas e tecnologias oferecerão oportunidades para a indústria agrícola atender à demanda.


Autor: Beat Krauer, Chefe do Resseguro Agrícola Internacional na AXA XL

bottom of page