top of page

MAPA faz intercâmbio sobre políticas de seguro agrário em congresso internacional

Evento realizado na Espanha reuniu representantes de diversos países para aprimoramento das ferramentas do sistema de securitização rural.




A cidade espanhola de Jerez de la Frontera, em Andaluzia, na Espanha, foi sede do Congresso Internacional de Seguro Agrário nesta semana. O sistema espanhol de Seguros Agrícolas conta com mais de quatro décadas de experiência, período em que se consolidou e se aperfeiçoou

como ferramenta fundamental para manter a renda dos profissionais do setor agrícola.


Além do Brasil e Espanha, também participaram representantes dos Estados Unidos, França, Itália, Chile e Comissão Europeia, além de especialistas da Universidade Politécnica de Madrid e da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, ligada à

Organização das Nações Unidas (ONU/FAO).


"Foi uma grande oportunidade de compartilhar aprendizagem e intercâmbio com as demais entidades do setor de seguro de outros países a fim de aprimorar o instrumento como gestão de risco diante de nova realidade climática global", observa o diretor de Gestão de Risco do Ministério da Agricultura e Pecuária, Jônatas Pulquério.

"O aumento de eventos climáticos adversos afeta negativamente tanto a produção agrícola quanto a própria estabilidade do mercado de seguro rural, por isso é de grande interesse buscar fóruns de discussão nos quais possamos compartilhar experiências e encontrar soluções para que o seguro agrícola possa continuar respondendo ao setor, prioritário para garantir a segurança alimentar” salienta Pulquério.

Para ele, um dos objetivos da gestão de riscos é incrementar a resiliência da produção agrícola, com medidas de adaptação e mitigação frente à mudança climática, que é um fenômeno global, o qual acaba por elevar a sinistralidade na agricultura a níveis nunca antes observados em todo o planeta.


“É imprescindível o apoio do setor público para garantir o acesso ao seguro e ampliação da rede de atendimento para novas fronteiras agropecuárias, buscando o equilíbrio do mercado segurado", conclui.

Um dos temas abordados durante o encontro foi a questão da sustentabilidade, tema comum a todos os participantes, pois é um desafio global que requer uma resposta global. Também esteve presente no evento o coordenador operacional de Seguro Rural, Luís Augusto Crisóstomo de Sousa, que proferiu palestra no dia 5 (quinta-feira) sobre o Sistema Brasileiro de Seguros Rurais: Evolução, Situação atual e Perspectivas diante da nova realidade climática.



bottom of page