top of page

Drones: Eficiência e Tecnologia no campo

Atualizado: 2 de jan. de 2023


Os drones são considerados uma das inovações multifuncionais mais interessantes dos últimos tempos. Eles possuem diferentes utilidades e podem ajudar especialmente na eficiência agrícola, com o monitoramento da sanidade do solo e da cultura, aplicação de fertilizantes, rastreamento do clima e com isso coletar dados para análises imediatas. Ao utilizá-lo para fazer todas essas coisas, o produtor rural pode ser mais eficiente, além de ajudar a eliminar erros humanos, fornecendo dados mais confiáveis.

Os principais usos de drones na agricultura são mapeamento e levantamento de campo de colheita utilizando sensor infravermelho próximo, pulverização de culturas, gerenciamento de irrigação com câmeras térmicas e monitoramento de gado.

Usar um drone que tenha sensores de câmera infravermelho próximo pode ajudar a analisar a fotossíntese e a saúde das plantas. O drone vê o espectro de luz que as plantas usam para passar pela fotossíntese e podem também criar mapas (GPS) de campos que ajudam no planejamento do plantio, de modo a maximizar o uso de terra, água e fertilizantes.

Os drones para o manejo de irrigação usam câmeras térmicas para ajudar a fornecer informações, destacando áreas de solo seco. Por ter uma visão em todas as áreas do seu campo, auxiliam o produtor rural a entender melhor as circunstâncias ajudando ou inibindo o crescimento de suas lavouras para maximizar o rendimento e a qualidade. A aplicação dessa tecnologia para gerenciar a irrigação também permite que se realizem o check-in com mais frequência, o que é crucial em tempos de clima extremo ou incomum.

No geral, os drones podem ajudar a aumentar a eficiência no agronegócio, no qual é também possível acessar, rapidamente e com segurança até mesmo os locais de mais difícil acesso, trazendo dados mais precisos, proporcionando uma avaliação e orientações mais assertivas para minimizar os custos e mitigar riscos.


bottom of page