top of page

Conheça uma nova insurtech no segmento de máquinas agrícolas!


A Info Seguro Rural bateu um papo com Lucas Bandeira e Odair Machado, co- fundadores Idmaq, a primeira insurtech com foco no agronegócio, que conta com uma tecnologia bem disruptiva para o segmento de Máquinas e Equipamentos Agrícolas, se apresentando como uma importante ferramenta para a proteção patrimonial e eficiência na gestão de riscos dos maquinários do Agro. Confira!


Olá, primeiramente agradecemos a disponibilidade e o aceite do convite. As startups na maioria das vezes são desenvolvidas para solucionar alguma dificuldade. De onde surgiu a ideia da IDMAQ?


(Lucas) Nós é que agradecemos o convite do canal Info Seguro Rural. Antes de qualquer coisa, é importante deixar claro que tanto eu quanto o Odair temos um background muito forte relacionado ao mercado de seguros para o agronegócio. Eu como corretor e consultor em seguros e o Odair como Especialista em Produtos em uma das seguradoras mais atuantes do agro brasileiro. A partir de nosso know-how e nossas experiências práticas no universo do seguro, identificamos que o mercado de gestão de riscos de máquinas e equipamentos agrícolas possui uma série de problemas, dentre eles a falta de informações históricas do risco e dificuldades de identificação. A falta desses dados reduz a transparência quanto ao histórico da máquina, trazendo dificuldade de validar informações de identificação, manutenção, sinistralidade, operações de financiamento e alienações fiduciárias. Ainda, sem informações, há grandes dificuldades em estipular valores adequados de mercado, recuperar bens roubados/furtados além de trazer insegurança as operações de compra e venda de usados. O fato é que essa problemática é muito sensível ao mercado de seguros, no entanto permeia o produtor rural, concessionárias/revendas de equipamentos, bancos e instituições financeiras, o corretor de seguros.


Qual a proposta e a relação de benefício da carteira de identidade Idmaq de identificação do maquinário agrícola com análise de riscos, gestão e até mesmo seguro rural?


(Odair) Importante ressaltar que a Idmaq não é seguradora, resseguradora, banco, concessionário, empresa de leilão, associação, sindicato, corretor de seguros ou parte do governo. A Idmaq é uma empresa privada, independente e imparcial. Atuamos no mercado de máquinas agrícolas, utilizando tecnologia inovadora para cadastro e identidade digital. Nosso produto agrega banco de dados, inteligência e Blockchain, conectando a gestão de Informações de máquinas agrícolas a cadeia do agronegócio. Quanto à Carteira de Identidade Idmaq, trata-se de um dos produtos que estamos lançando no mercado. Com o processo que implementamos para a emissão da carteira de identidade, temos desde o início um cadastro robusto que trará muito mais informações de risco sobre os equipamentos com as finalidades iniciais vinculadas a:

a) contratação de seguros;

b) operações financeiras e crédito;

c) operações de compra e venda de usados mais transparentes e seguras.

Citando como exemplo, temos como fato que, para o mercado segurador, são poucas seguradoras que operam com seguros para máquinas e equipamentos agrícolas visto que o valor desses equipamentos é alto demais para correrem riscos sem a correta identificação da máquina, sem uma base de dados para consulta histórica e ainda vinculados a um alto custo operacional para vistorias técnicas, ou seja, a conta não fecha!


Conte-nos sobre o público alvo e os desafios encontrados neste momento quanto a divulgação e aceitação da plataforma?


(Lucas) A Idmaq atua ajudando o agricultor a cadastrar suas máquinas agrícolas e, através desse cadastro, adquirir uma carteira de identidade digital. A carteira estará vinculada a descontos em seguros, manutenção, alerta de roubo e um clube de vantagens. Com a geração desse documento, a Idmaq gera também um QRCode e um PIN Code Idmaq. Esses dois códigos, atrelados aos dados cadastrados e documentos analisados, mitigam erros na caracterização da máquina. Esses dados que são periodicamente atualizados com vistorias técnicas, agregam um histórico robusto, fácil e prático da máquina, com dados rastreados que podem ser utilizado em diversas operações de proteção patrimonial, compra/venda e crédito. O cadastro pode ser realizado pelo próprio produtor rural, concessionária, revendas de máquinas, corretores de seguros, empresas de gestão de frotas, ou seja, pode ser realizado e atualizado por diversos interlocutores da cadeia.


Para finalizar, quais os objetivos para 2019 e as orientações para o produtor rural ou empresário rural participarem do Primeiro Censo Idmaq de Maquinário Agrícola do Brasil?


(Odair) O ano de 2019 se inicia com oportunidades e desafios no Agro. Temos uma frota estimada a campo de mais de 2 milhões de equipamentos. Mesmo com ajustes políticos, verbas de investimento limitadas, índices de roubos altos a campo, a Idmaq traz ao produtor e ao mercado a possibilidade de se conectarem de forma segura e rastreável. Essa conexão só gera benefícios a ambos os lados, trazendo acesso a informações qualificadas e sustentabilidade ao mercado, assegurando o patrimônio e legado atuais para as próximas gerações. Participe do Censo Idmaq, o primeiro censo de Máquinas Agrícolas do Brasil! Realize seu cadastro, entre para a rede Idmaq e aproveite todos os benefícios de ser um IDMAQer. #façaparteIDMAQ.


Muito Bom, Lucas e Odair. Sucesso a IDMAQ!


Para saber mais, acesse: www.idmaq.com.br

Autora: Bruna Goulart, é Engenheira Agrônoma & Corretora de Seguros, Fundadora do Info Seguro Rural.

bottom of page