top of page

Soja: Novo Zarc altera Seguro Agrícola

Zoneamento Agrícola de Risco Climático considera, também, parâmetros de água no solo, tornando o gerenciamento da lavoura mais preciso




A atualização do Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) para a cultura da soja resultou em uma mudança na classificação de solos, levando em consideração a disponibilidade de água (AD). Na prática, a nova versão da ferramenta passa a valer na safra 2023/24. Assim, o planejamento das lavouras e o mercado de seguros são diretamente impactados.


O Zarc considera análises de riscos com base em séries históricas de dados climáticos e estudos de probabilidade de ocorrências de intempéries no campo, proporcionando recomendações para nortear o manejo. Além de auxiliar na mitigação de adversidades climáticas, o cumprimento do Zarc é um requisito para a contratação de seguro agrícola.


Desta forma, com a nova classificação de solos, torna-se crucial que os agricultores estejam atentos aos tipos de solos presentes nas áreas que possuem para respeitar a janela recomendada de plantio, que terá início a partir de setembro nas principais regiões produtoras.

Anteriormente, a classificação considerava a existência de apenas três tipos de solo, baseados em teor de argila. Agora, o novo Zarc se baseia em uma fórmula mais complexa que considera os percentuais de argila, silte e areia, correlacionados com o índice de Água Disponível no solo. As novas regras determinam que os solos podem ser divididos em seis categorias e trazem mais complexidade para o planejamento da safra de soja 2023/2024.


A classificação de solo determina a aceitação ou exclusão do seguro, por isso essa mudança também impacta neste mercado. Entender quais são os tipos de solos elegíveis para a contratação de seguro agrícola, é fundamental.

O novo conceito de disponibilidade de água no solo desempenha papel fundamental para o adequado desenvolvimento da soja e a maximização dos rendimentos da colheita. Portanto, compreender a nova classificação e adaptar o cronograma de cultivo de acordo com as recomendações do novo Zarc são medidas essenciais para alcançar os melhores resultados produtivos.


O Zarc Soja – 06 ADs pode ser encontrado no aplicativo Zarc – Plantio Certo, disponível gratuitamente na Loja de aplicativos da Embrapa nas seguintes versões em Android e iOS.



Fonte do texto: Canal Rural



Para maior compreensão, temos duas vídeo-aulas bem legais e explicativas sobre o assunto.



Se você já é membro: Clique aqui




Comentários


bottom of page