Por: Info Seguro Rural
05.08.2024

O que é Resseguro?
Administrar negócios envolve riscos e para mitigá-los, pessoas e empresas contratam seguros, inclusive, as seguradoras, que também precisam se proteger e fazem isso através do resseguro (seguro das seguradoras).
O instrumento é basicamente, um contrato em que o ressegurador se compromete a compensar a seguradora (cedente) por eventuais danos decorrentes das apólices emitidas. O contrato de resseguro pode ser estabelecido para cobrir um risco específico ou para garantir todos os riscos assumidos por uma seguradora em relação a uma determinada carteira, ou ramo de seguros.
"O resseguro ajuda as seguradoras a gerenciar seus riscos, absorvendo parte de suas perdas e estabiliza os resultados das companhias, além de permitir que o crescimento e a inovação continuem. Devido às grandes somas de dinheiro que investem nos mercados financeiros, as resseguradoras também contribuem significativamente para a economia real. Embora fossem relativamente pouco conhecidas no passado, essas empresas estão ganhando reconhecimento à luz de grandes desastres pelo papel que desempenham em ajudar as seguradoras, governos e a sociedade como um todo a lidar com o cenário de risco atual. " The essential guide to reinsurance - Swiss re
Resseguro Agrícola
O mercado mundial de resseguro agrícola está em expansão devido a diversos fatores, como por exemplo, o aumento da frequência e intensidade de desastres naturais e eventos climáticos extremos. Os avanços tecnológicos, como sensoriamento remoto, análise de dados e agricultura de precisão também possibilitaram avaliações de risco e precificação mais precisas no setor.
De acordo com um relatório (Crop Reinsurance Market), publicado pela Allied Market Research, o mercado de resseguro agrícola, foi avaliado em US$ 41,0 bilhões em 2023 e estima-se que alcance US$ 73,5 bilhões até 2032, crescendo a um *CAGR (Compound Annual Growth Rate) de 7% de 2024 a 2032.
*CAGR é a taxa de crescimento anual composto, ou seja, a taxa de retorno necessária para um investimento crescer de seu saldo inicial para o seu saldo final.
Principais determinantes do crescimento
Como já mencionado, a avaliação precisa de riscos e a precificação no setor de seguros foram possíveis graças aos avanços tecnológicos, no qual, as seguradoras e resseguradoras podem criar soluções adequadas para a realidade das atividades agropecuárias, tornando suas ofertas mais atraentes e relevantes. Este mercado de resseguro oferece muitas oportunidades de expansão e criatividade.
Destaques do segmento
O estudo estima que o segmento de seguro de riscos nomeados para lavouras tenha uma participação significativa durante o período previsto. Este tipo de seguro protege contra perdas ou danos causados por riscos específicos, como granizo ou incêndio. O seguro agrícola multirrisco, por outro lado, deve apresentar rápido crescimento. Ele protege contra vários riscos que podem resultar em prejuízos.
Consultores ou corretores de seguros especializados em seguros agrícolas também são pontos importantes, pois, desempenham um papel crucial no fornecimento de informações e assistência personalizada aos produtores rurais. Esses profissionais podem oferecer orientação, ajudando-os a entender suas opções de seguro, selecionar as coberturas mais adequadas e fazer a gestão do processo de indenizações de forma eficaz.
A experiência e os serviços personalizados oferecidos por esses profissionais são altamente valorizados, especialmente no universo do "agro" onde as interações pessoais são preferidas. Os agricultores podem se beneficiar do conhecimento profundo e do suporte oferecido, garantindo que eles tenham o seguro certo.
A região da Ásia-Pacífico deve crescer significativamente devido à enorme quantidade de terras agrícolas e recursos disponíveis na região, bem como ao apoio governamental para resseguradoras em países como a Índia. Nos próximos anos, a alta taxa de crescimento da região da América Latina e África deve ser apoiada pelo potencial das empresas de resseguros.
Os governos desempenham um papel fundamental no suporte a soluções de transferência de risco acessíveis através de subsídios ao prêmio e disponibilização de dados para precificação e supervisão das operações.
Os resseguradores mundiais adotaram diferentes estratégias, como lançamentos de novos produtos, colaborações, expansão, joint ventures, acordos e outros para aumentar sua participação no mercado e manter participações dominantes em diversas regiões. Quando observado o mercado de seguro rural no Brasil, mais precisamente o agrícola, as seguradoras transferem em torno de 80% dessa carteira de riscos a um ressegurador. Lembrando, que o produtor rural e a resseguradora não se ligam em nenhuma parte do processo, sendo o contrato feito entre produtor-seguradora e seguradora-resseguro.
Fonte/Adptação: PR NewesWire
Comments