top of page

Estiagem no Rio Grande do Sul

Foto do escritor:  Info Seguro Rural Info Seguro Rural

Atualizado: 8 de jan. de 2023

São pelo menos 44 cidades que decretaram estado de emergência até a última atualização da Defesa Civil Estadual, divulgada na sexta-feira (07).




A estiagem que atinge o Rio Grande do Sul já causa 100% de perdas em lavouras de milho da safra 2022/2023. A situação é definida como crítica por analistas da Emater-RS que atuam nas regiões mais afetadas. Segundo o diretor técnico da instituição, Alencar Rugeri, a diferença está no período em que a falta de água ocorre.


"Ano passado, a estiagem começou mais tarde. Este ano, pegou a fase de enchimento de grãos, trazendo muito mais perda ao milho. Os prejuízos já consolidados pela instituição oscilam entre 30% e 100% dos milharais.

A escassez hídrica atinge todas as regiões do Estado. Salva-se, ainda, apenas a parte Nordeste. Os maiores danos estão na Metade Oeste. Em Maçambará, estimam-se perdas entre 70% e 100% nas áreas de sequeiro e de 30% nas irrigadas. Em São Gabriel, o índice chega a 60%, apesar do replantio de algumas áreas.



As solicitações de Proagro seguem em crescimento na regional de Ijuí. Com perdas entre 30% e 100% das plantações, técnicos já contabilizam mais de 50 áreas periciadas.


A escassez hídrica também não permitiu que a semeadura da soja fosse concluída. A principal dificuldade está na falta de umidade das áreas, até agora, 96% implantadas. Verifica-se o replantio do grão em algumas regiões, como na de Ijuí, especialmente em Joia e em Santa Bárbara do Sul.


Em Santana do Livramento e em Rosário do Sul, as lavouras apresentam evidências de estresse hídrico e térmico, com grandes falhas de estande. Em Manoel Viana, a estimativa de perda na oleaginosa chega a 20% e, em Cerro Branco, a 25%, conforme a Emater.



A situação é seríssima. “A maioria dos pequenos e médios produtores não está conseguindo pagar os contratos com os bancos e está acumulando dívidas.



Fonte: Correio do Povo / Globo Rural

 

Comments


InfoSeguroRural_cb9d90b0132b4b74a760b422d8f132c3_edited.png
  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

Receba as novidades:

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

Vale do Piranga Adm.Corretora de Seguros LTDA

Info Seguro Rural

 Avenida Abdalla Felício n:219, Centro

Ponte Nova MG

CEP: 35430-000

Telefone: 31 9 9562-3815

contato@infosegurorural.com

CNPJ: 03.200.676/0001-17

Política de Troca, Devolução e Reembolso

 

Você pode trocar os produtos adquiridos em até 7 dias após recebê-los ou devolver os itens em até 5 dias após a entrega. Contate-nos através dos nosso canais de atendimento para que possamos organizar a troca e devolução. Reembolso: Em até 10 dias será encaminhado o pedido de reembolso decorrente da devolução  no cartão de crédito ou em conta corrente com a mesma titularidade. A disponibilização do valor ocorrerá de acordo com as regras da administradora do cartão ou banco do cliente.

Política de Entrega 

 

Utilizamos múltiplos serviços de entrega, assim o tempo de recebimento pode variar de acordo com a região do cliente. Em geral, o frete ocorre entre 5 a 10 dias úteis. Recomendamos que verifique o status de seu pedido. Caso a entrega não seja concluída , haverá duas tentativas em seguida. O produto retornará para  o distribuidor caso as tentativas de entrega falhem.

© Info Seguro Rural

bottom of page