Diretrizes para armazenamento seguro de grãos

Por: AGROLINK -Leonardo Gottems Publicado em 15/03/2019 às 16:32h.


Especialistas do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária da Argentina (INTA), indicam que as diretrizes para armazenamento seguro de grãos variam de acordo com o clima, o estado das lavouras e a porcentagem de umidade dos grãos. No entanto, todas as combinações possíveis visam proteger a qualidade, prevenir o desenvolvimento de fungos e micotoxinas. 


"Depois de colhidas, o grão ainda gera respiração e produz calor," disse Ruben Roskopf especialista pós-colheita do INTA em Buenos Aires. "Para o armazenamento seguro, é necessário uma baixa temperatura no interior do silo de registo e umidade. Desta forma, as possibilidades de desenvolvimento de fungos e insetos são reduzidas”, completa. 


Nesta campanha em particular, Roskopf recomendou que é “preferível colher enquanto você pode e considerar que, mesmo assumindo custos de condicionamento, é sempre mais seguro armazenar grãos na planta do que no campo, porque em poucos dias você pode ir para a categoria 'fora'. de condição ', por grãos danificados ou brotados se o tempo estiver úmido”. 


Em uma campanha que apresenta umidade, Roskopf analisou a diferença substancial que o cálculo do custo de secagem no armazém versus secagem no campo. “Um lote de soja com rendimento de 4 toneladas por hectare, colhido com umidade de 17,5%, terá um custo de secagem de no máximo 300 kg / ha", indica. 


Quando a colheita do grão é feita com umidade e depois seca, a carga de fungos e o desenvolvimento de micotoxinas serão significativamente menores, comparados a um grão colhido tardiamente. "Isso amplia as possibilidades de industrialização e destino", afirmou o técnico da INTA.


Leiam em: https://www.agrolink.com.br/noticias/diretrizes-para-armazenamento-seguro-de-graos_417049.htmlutm_source=facebook&utm_medium=social&utm_content=noticia&fbclid=IwAR2NjbkgjUihmioHf7k27_HXt8aap5dOfAcXbzUT154ArVt7TCPsNjV85kA

40 visualizações

(31) 9952 3815

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn

©2018 by Info Seguro Rural.